sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Tartaruga provavelmente é o réptil mais procurado pelas famílias, talvez pela sua forma agradável e cativante, com forma exótica. Muitas pessoas acabam adquirindo a tartaruga, sem imaginar que o cuidado é especial e que equipamentos corretos devem ser usados para que ela viva feliz. Para muitas pessoas leigas ou mal informadas, este reptil, acaba se tornando um incomodo. Vamos entender quais as principais medidas que devem ser tomadas para que isso não aconteça.
O Aqua-Terrário: 
O lugar onde a tartaruga vai permanecer 90% do tempo, portanto deve ser um local limpo, com espaço grande em relação ao Animal e deve ser construído prevendo o crescimento do réptil. Geralmente deve ser de 5 vezes o tamanho atual do casco da Tartaruga, prevendo o aumento de mais 5 vezes. A regra muito usada o Aqua-Terrário é de ter 50% de forma emersa, e o restante imersa, fazendo que a tartaruga possa descansar da natação e também pegar sol. O cascalho no fundo e Filtro Externo serão necessários. Não adianta trocar a água a cada 3 dias e economizar em um sistema de filtragem, isso fará que a Tartaruga fique doente, pois a urina e os detritos do animal trará infecções e doenças nos olhos e no casco. 
Já vi várias assim e garanto que depois o gasto é maior e o medo de perder o animal também. 
A temperatura da água deve ser observada, geralmente aconselhamos um Aquecedor com termostato para que a água seja constante na faixa de 28 graus.
Na aquisição: 
Adquira tartarugas que estejam com olhos brilhantes, que se movimente bem e se possível, observe na hora da alimentação. 
Evite as que possuam manchas no casco.
Tratamento: 
Muitas pessoas acabam adquirindo tartarugas para que os filhos possam brincar. Gente, esses animais não são cachorros que brincam, na realidade não deveriam nem ser tocados, pois o estresse é muito grande, portanto oriente seu filho para que observe sem colocar no colo ou levar para outro amiguinho acaricia-lo. 
As mães na boa parte das vezes não orienta e nem sabe o que escolher exatamente para seu filho, não observa se a criança tem ou não uma aproximação natural com animais. Não repita frases como; “vamos ver o que vai dar”. Não vamos ver nada, a Tartaruga é um animal nativo que precisa de muito carinho e não é cobaia de testes a pessoas que pode ou não vir a gostar do animal.
Alimentação. 
Alimentação do animal é simples: Vegetais, portanto prefira verduras escuras como espinafre e couve, 
a ração para tartarugas e petiscos as vezes. Não usem petiscos como alimentação básica e constante, esses alimentos não possuem vitaminas e cálcio para a formação do casco. Não alimente com pão, bolachas, massas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário